domingo, 20 de outubro de 2013

Exercicio 2 - Tetraedro

Passo 1 - Fazer um triângulo 
Vp / enter /  inserir nos valores 210 - 32 / enter

Polygon / enter / 3 / enter / edge / enter / 0,0 / enter / 0,1 



Passo 2 - Criar um 3d face 
3dface / enter / selecionar todos os pontos do triangulo, um a um, voltando sempre ao primeiro ponto

Dar o efeito shaded 



Passo 3 - Ficar só com um objecto 
List / enter  / all (deverá dizer que AINDA  temos dois objectos) 

erase / enter / all / enter / remove / enter / last ( eliminou o ultimo passo, ou seja, deixa o 3d face só)

Passo 4 - Fazer mirror do triangulo de maneira a ficar com uma pirâmide planificada 
mirror / enter / selecionar os dois pontos que formam o eixo de espelhagem (fazer este passo para todos os lados do triângulo)





Passo 5 - Alterar o ucs para descobrir a altura da pirâmide
ucs / enter / clicar no vértice mais à direita da face mais à direita / 0,0,10 (o ucs vai ficar perpendicular à aresta oposta ao vértice mais à direita)



Passo 6 -  Descobrir a altura da pirâmide
Criar uma circunferência, cujo o centro passa no centro da aresta oposta do vértice mais à direita.
 circle / enter /  até ao vertice mais à direita  



(fazer o mesmo para o triângulo mais à esquerda)



Passo 7 - Planificar a pirâmide 
align / enter  / selecionar a face a rebater / selecionar primeiro ponto a rebater e onde fica depois de rebatido ( e assim para todos os pontos)

(o vértice mais à esquerda deve ser rebatido para a intercessão das duas circunferências, que define a altura da pirâmide)



apagar as duas circunferências , pois ja temos a altura definida.



fazer o comando align  para as outras faces 

Resultado final






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